Como Funciona o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado e unificado para microempresas e empresas de pequeno porte no brasil, ele foi criado com o objetivo de simplificar o pagamento de impostos e contribuições, reduzir a carga tributária e facilitar a vida dos empreendedores de pequeno porte.

O Simples Nacional unifica vários impostos e contribuições em um único pagamento mensal, chamado de DAS onde é pago todos os tributos normalmente PIS, COFINS, Contribuição Social, INSS Patronal, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, e dependendo da atividade da empresa o ISS ou ICMS.

Tributação

Como Funciona a Tributação do Simples Nacional?

O Simples Nacional possui tabelas de alíquotas diferenciadas, que variam de acordo com o faturamento e a atividade da empresa. quanto menor o faturamento, menor a alíquota efetiva a ser aplicada sobre a receita bruta.

O Simples Nacional ele é dividido por anexo, e cada anexo é uma atividade diferente por exemplo Anexo I Comércio, Anexo II Indústria, Anexo III, IV e V são os Serviços. E como podemos saber em qual anexo a empresa se encaixa. Existe a Lei Complementar 123/2006 que é a lei do Simples Nacional dentro dessa lei você consegue ver basicamente tudo sobre esse Regime Tributário.

 

 

Como Funciona as Regras para o Simples Nacional

Qualquer empresa pode ser optante pelo Simples Nacional? Não, existe alguns impedimentos que fazem com que essa empresa não possa optar por esse Regime Tributário como pode exemplo: Bancos e Instituições Financeiras, Empresas de Factoring, Empresas de Seguros, dentre outras que não podem ser optante pelo Simples Nacional.

Contador

É importante ressaltar que o Simples Nacional possui regras específicas e complexas com isso as empresas optantes por esse Regime Tributário são obrigadas por lei a manter uma contabilidade regular, então se você tem uma empresa optante pelo Simples Nacional e ainda não tem uma contabilidade para cuidar da sua empresa somo especialistas em empresas do Simples Nacional e podemos te ajudar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print